Menu


Social

Artigo | Geração Mi-Mi-Mi - Estelar


Nem só de polêmica vive a internet...
Fala pessoal!

Mais um post da nossa série amada (nem tanto) sobre os mi-mi-mis da internet.

Antes de mais nada vale lembrar (embora eu considere um absurdo ter que escrever isso) que não apoiamos nenhum tipo de preconceito, seja ele qual for. Também é importante lembrar que nosso humilde blog não é patrocinado por nenhuma instituição, empresa ou órgão. As políticas do Manjabooki e sua equipe jamais foram e nem serão afetadas, ainda que algum patrocinador decida apoiar nossa imagem, pois jamais emitimos ou emitiremos opiniões baseadas em patrocinadores cujas ideologias ou filosofias não estejam em total acordo com as nossas próprias políticas.

Pregamos o respeito como a base de toda relação humana e permaneceremos defendendo esta abordagem.

Ufa! Dito isto, vamos ao artigo.

Desde que foi anunciada, a série tem gerado controvérsia por causa do elenco. Titans será transmitido apenas no serviço de Streaming da DC, após ter sido engavetado pela TNT por muito tempo.

Agora, qual é a minha motivação para este artigo?

A despeito de qualquer previsão sobre a série (que será analisada por completo aqui e em nosso canal no Youtube), eu não consigo compreender a forma de ataques que vem atingindo o elenco da série que nem estreou ainda.

Se você pesquisar os nossos artigos e vídeos do Youtube verá que eu sou um dos mais ferrenhos defensores da boa adaptação e sou muito contra a descaracterização de personagens já existentes. Eu sou contra a maioria das opções escolhidas tanto no universo de séries, filmes e até mesmo em livros e HQs recentes que descaracterizam personagens em nome de uma filosofia, ideologia ou simples escolha por parte da equipe de produção.

Vejam bem e leiam com atenção: EU SOU CONTRA A DESCARACTERIZAÇÃO DE PERSONAGENS.



Porém, se a adaptação for bem feita e a série possuir outros atrativos ela pode se mostrar boa. Eu, por exemplo, gostei da adaptação da série Punho de Ferro, que foi massacrada pela crítica. A série tem seus defeitos, mas eu me diverti assistindo.

Então pode ser que eu até goste da série Titans, mas será preciso assistir a série primeiro.

Agora, a real motivação aqui é a onda de ataques que o elenco tem sofrido, e é sobre isso que eu gostaria de falar.

Recentemente a atriz Anna Diop, que irá interpretar a personagem Estelar, recebeu inúmeros comentários racistas em sua página do Instagram, tendo que desativar os comentários por conta das ofensas.

Isso é um completo absurdo! Não tem cabimento realizar ofensas raciais a uma atriz simplesmente por conta da escolha, seja ela por qual motivo for. Se você não gosta da caracterização a ponto de achar que não vai ficar bom, é seu direito criticar a obra, mas não a pessoa e muito menos com referência a cor de pele. A obra em si pode e deve ser criticada (e certamente será criticada), mas os atores e atrizes não podem pagar o pato. Em última análise, se você ver um episódio e não gostar da adaptação, simplesmente não veja.

Este argumento serve para qualquer aspecto e em qualquer situação. Exemplos não faltam de péssimas adaptações e personagens descaracterizados. Isso para não contar o fator "lacre" que ultimamente norteia algumas produções. Mas em todos estes casos é a obra que deve ser criticada e não os atores. É a obra e não as pessoas. E toda crítica deve ser feita SEM RACISMO ou qualquer outro tipo de preconceito.

Em pleno século 21, é bem triste observarmos este tipo de comportamento. A atriz Anna Diop deu destaque ao fator anonimato que a internet produz, mas eu nem vejo só por este lado. É a total falta de respeito pelo próximo em nome, algumas vezes, de uma ideologia ou filosofia qualquer.

É triste que tenhamos que falar sobre isso nos dias de hoje, mas o artigo se faz necessário para conscientizar as pessoas desta triste prática.

Fica o conselho e o pedido para que você, leitor e espectador, não puna um ser humano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Recentes