Menu


Social

HQ | Destiny - A Queda de Osíris - Vol 01


Primeiro volume, minha gente!

Fala guardiões!


É com imenso prazer que vos trago o review do primeiro volume da HQ recém lançada pela Bungie dentro do universo Destiny.

Caso você não saiba (isto é, caso você seja de outra galáxia), Destiny é um jogo FPS, com elementos de RPG, com o primeiro jogo sendo lançado em Setembro de 2014 e o segundo em Setembro de 2017. É um jogo fantástico, com visuais incríveis, trilha sonora cativante e muitas missões, com o foco total em seus modos cooperativo e PvP.

Um dos grandes destaques do jogo é, sem sombra de dúvida, sua história. Com um roteiro bem desenvolvido, ampliado com suas DLC's, Destiny conquista os jogadores de diversas faixas etárias.

Deixando o jogo de lado, vamos a análise da HQ. Deixo aqui o registro que poderão haver SPOILERS sobre a HQ e o roteiro do jogo. Se você ainda não finalizou o modo história ou deseja ler a HQ, siga aqui por sua conta e risco.



Desde já, deixo o agradecimento a comunidade do Facebook Destiny 2 da Depressão, que realizou um belo trabalho de tradução da HQ.

A Queda de Osíris conta as origens que levaram ao outrora maior guardião da Vanguarda a ser expulso da convivência dos demais guardiões.

A HQ, assinada por Ryan North e Christine Thompson, conta ainda com os traços brasileiros de José "Zé" Carlos e Marcio Takara, que assina a arte da capa.

A história começa com Osíris e sua aluna, Ikora Rey, em um diálogo sobre uma ameaça dos Vex. Um detalhes é que a HQ não se incomoda em realizar muitas apresentações, mostrando que o conteúdo é notoriamente dedicado aos fãs do jogo. Falaremos disso mais a frente.

Ikora, hoje vanguarda dos Arcanos no jogo, debate com seu mestre sobre algumas teorias. Osíris relata que os Vex são uma ameaça maior do que as demais raças que tentam eliminar os guardiões. A questão é que as teorias de Osíris envolvem a crítica e o questionamento de tudo o que os guardiões preservavam, como a pureza do Viajante e a autoridade do Porta Voz.

É curioso observar a formação dos primeiros seguidores de Osíris, que ao ouvirem suas palavras, passaram a tratá-lo como um profeta, uma voz alternativa aos ensinamentos do Porta Voz. A crítica de Osíris é baseada em pesquisas sobre a cultura e tecnologia dos Vex e isso traz um novo aspecto. E como acontece no nosso mundo, um questionamento deste tamanho normalmente é rejeitado pelo senso comum. E sempre é combatido pela autoridade.

Mas um dos princípios científicos mais importantes é: Questione toda a autoridade.

E é isso o que Osíris faz. É deste questionamento que o volume 1 trata, mostrando as bases científicas de Osíris para o entendimento dos Vex como ameaça principal a ser combatida.

O roteiro segue mostrando como guardiões notáveis, como São-14, tentam dissuadir Osíris de suas ideias. Os diálogos de Ikora e Sagira, a fantasma de Osíris, revelam um pouco mais do relacionamento da aluna com seu mestre, enquanto o culto a Osíris cresce em número e fanatismo.

Seus livros passam a ser cartas proféticas que falam de um futuro sombrio enquanto suas ações são encaradas pelos seguidores com a devoção que um deus deveria receber. E fica claro que toda esta atenção acaba desagradando o Porta Voz, principalmente com o Viajante sendo taxado por Osíris como um dos responsáveis pela morte de bilhões de pessoas.

Analisando a história deste primeiro volume podemos perceber que a Bungie não se preocupou aqui em conquistar novos fãs. Todos os diálogos e narrativas poderão ser facilmente entendidos pelos jogadores de Destiny, mas não por um leitor que não conhece a história do jogo. Não sei se isso é algo bom, mas confesso que esperava algo mais no estilo do universo expandido de Star Wars. Lá, é possível para alguém que não conhece a história dos filmes acompanhar o roteiro dos inúmeros quadrinhos e livros que compõem o universo expandido. Aqui, pelo menos neste primeiro volume, quem não conhece o jogo com certeza ficará perdido em meio a vários personagens que não são devidamente apresentados num roteiro pouco claro.

Aos fãs que já jogam Destiny, a história traz algumas revelações e ajuda a contar a origem do personagem misterioso. Osíris é o foco e neste sentido a HQ acerta dando aos fãs a possibilidade de entender melhor seus conceitos e os rumos da trama que levaram Osíris a ser banido da vanguarda. Poderemos, na minha opinião, nos volumes que virão, entender as origens do culto a Osíris e provavelmente a ascensão de diversos personagens que são comuns em nosso gameplay. Isso traz uma perspectiva nova, o que é algo que eu gosto muito, ajudando a intensificar o gameplay.

Para os fãs que buscam maiores detalhes sobre a história deste belo jogo, acho que a HQ certamente contribuirá para um desenvolvimento mais profundo do universo, servindo de apoio ao roteiro principal. Fica a expectativa para os próximos volumes e a continuidade da história.

E fica também a questão: Será que a Bungie planeja contar mais histórias neste formato?

Vamos seguir acompanhando as notícias.

Você pode acessar o conteúdo original disponibilizado pela Bungie em seu proprio site: https://comics.bungie.net/

Espero que tenham gostado deste primeiro review. Deixem seus comentários, críticas, elogios e sugestões.

Um grande abraço.

Boas leituras e bom jogo a todos.

LINK para o PDF traduzido pela equipe da Comunidade Destiny 2 da Depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Recentes