Menu


Social

Artigo | Literatura a serviço do bem



Um post que vale a pena compartilhar
Fala pessoal!

O post de hoje tem como fonte principal uma matéria do portal de entretenimento da UOL, cujo link está disponível ao final do artigo.

O amor pela literatura e os benefícios que um livro pode trazer a uma pessoa são quase que incalculáveis. Ler faz bem em diversos sentidos: Você adquire conhecimento; se torna uma pessoa mais difícil de ser enganada; sua mente é expandida...

Ler é um hábito universal e relacionado naturalmente ao bem. É difícil imaginar alguém que te faça a seguinte recomendação: Pare de ler!

Sim, aqui destacamos o argumento de que você deve ler de tudo, mas com a mente aberta. Ler sobre apenas um determinado tópico pode ser maléfico. Por isso o hábito deve ser relacionado a temas diversos, mas também a comentários, artigos (por que não como este aqui?), debates, entre outras interações que permitem o crescimento natural de qualquer pessoa.

Por exemplo, se você quiser saber mais sobre quais alimentos são bons para serem consumidos e ler apenas livros de autores veganos, a composição do seu entendimento do assunto ficará restrita apenas aos hábitos e declarações das pessoas que não consomem alimentos de origem animal. Mas se você abrir sua mente e ler diversos livros sobre nutrição poderá perceber que a coisa não é assim tão restrita.

Vejam bem, não estou aqui dizendo que quem é vegano não é inteligente ou algo assim. Minha argumentação é apenas de que para construir seu pensamento, diversas fontes devem ser consumidas.

Neste conceito, a literatura pode prestar um grande serviço à humanidade. Exemplos não faltam.

Darwin começou seus questionamentos baseados em livros de pessoas que o precederam. Da mesma forma outros cientistas o fizeram. Isso vale para inventores e desbravadores. Vale para educadores, para pais e mães. Vale para os mais complexos entendimentos sobre o universo, mas também para a simplicidade de uma lição que deve ser ensinada a uma criança.

Vejam esta história.



Patton Oswalt é um comediante americano bem famoso. Se você não o conhece pelo nome, com certeza a foto ao lado vai refrescar sua memória. Ele é a voz de Remy, em Ratatouille. Ele também interpreta os hilários irmãos Billy, Sam, Eric e Thurston em Marvel Agentes of S.H.I.E.L.D.

Ele foi casado por dez anos com a jornalista e escritora Michelle McNamara, que infelizmente morreu dormindo, com uma doença cardíaca não identificada, aos 46 anos.

No meio do luto, Oswalt coletou os manuscritos da esposam que trabalhava num livro sobre o caso do Assassino do Golden State.

Entenda o caso.



Joseph James DeAngelo é um ex-policial que foi preso aos 72 anos, acusado de ser o responsável pela morte de 12 pessoas e estuprar 45 mulheres ao longo das décadas de 1970 e 1980.

Ele cometia os crimes sempre de máscara. As mulheres violentadas divergiam em informações sobre cor de cabelo, altura e outras características que poderiam ajudar na identificação do criminoso. Isso prosseguiu assim até o ano de 2001, quando começaram a surgir os primeiros indícios de DNA.

O Livro "I'll Be Gone in the Dark"



Voltando a Oswalt, de posse dos manuscritos que compreendiam em anotações e mais de 3500 arquivos compilados por Michelle, ele contratou Paul Haynes e Billy Jensen para ajudá-lo a finalizar o trabalho da esposa.

O resultado foi o livro Eu Vou Embora no Escuro (em tradução livre), que foi lançado no inicio de 2018 e reavivou a opinião pública, cobrando a resolução do caso que estava arquivado.

A conclusão: Joseph James DeAngelo foi preso no dia 25 de Abril deste ano, em sua casa, sem oferecer resistência.

A missão de Michelle McNamara foi concluída e seu legado é a justiça, ainda que tardia, sendo feita. Patton Oswalt declarou: "Minha cabeça agora está girando em milhões de direções, mas acima de toda essa exaustão e surrealismo eu me sinto muito, muito feliz em saber que o trabalho dela não foi em vão".

A literatura é uma arte poderosa, capaz de moldar sentimentos e construir um caráter. Ela é capaz de ajudar a prender um assassino.

Livros são a forma que a humanidade encontrou de transmitir conhecimento. O legado de um escritor são os leitores que de alguma forma são influenciados pelo seu trabalho.

Por esta razão eu amo os livros.

A literatura a serviço do bem!

Fontes:

UOL - Entretenimento - Como um ator em luto ajudou a prender o serial killer procurado há 40 anos

Folha de São Paulo - Assassino de Golden State é preso nos EUA após 40 anos graças a teste de DNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Recentes