Menu


Social

Série | American Gods - S01E08 - Season Finale


Revelações, revelações e mais revelações...



Um bom season finale para a série. Um pouco de ação, muitas revelações e um bom gancho para a próxima temporada.

S01E08 - Come to Jesus

Data de lançamento: 18/06 (EUA) / 19/06 (Brasil)
Exibido por: STARZ (EUA) / Amazon Prime (Brasil)

Com uma primeira temporada de altos e baixos (mais altos do que baixos, na minha opinião) American Gods chega neste oitavo episódio trazendo muitas revelações do roteiro, o que já era esperado, além de muitas possibilidades para a continuação, que já foi confirmada pela Starz.


O episódio começa com Wednesday, Shadow e Nancy (em sua forma humana pela primeira vez no presente), reunidos num local desconhecido onde Nancy costura um terno para Wednesday. Shadow ainda está ressentido pelo fato de Wednesday ter decapitado Vulcan e, sem entender o contexto geral, questiona todo o turbilhão de aventuras que ele se meteu desde o dia em que conheceu Wednesday.

Como sempre Wednesday mantém a máxima de que "se eu te contar você não acreditaria" numa clara alusão de que é necessário a crença para que um deus exista e tenha poder.

Então Nancy passa a contar a história de uma rainha e de como o poder das mulheres é temido pelos homens. Vemos várias cenas de Bilquis, a Rainha de Sabá, nos tempos em que ela era adorada, com seus rituais cheios de orgias e sensualidade, até os tempos presentes onde, num paralelo com o que o ISIS vem fazendo, ao destruir templos antigos de culturas anteriores ao islã, vemos Bilquis decadente e com a aparência desfigurada pelo tempo e pela falta de adoradores. Então vemos o encontro dela com o Technical Boy onde ele recruta a deusa utilizando suas tecnologias justamente colocando a mulher na posição que vimos nos episódios anteriores.

Assim como Vulcan, já percebemos que Bilquis também foi recrutada pelos deuses novos. E no mesmo episódio vemos pelo menos duas outras divindades que parecem estar sob o controle deles.

Wednesday e Shadow chegam a uma festa em homenagem a páscoa. Isso mesmo, a páscoa.

Nesta festa eles percebem que existem vários homens com aparência semelhante e um deles possui uma espécie de coroa luminosa. Jesus, em várias formas, oriundo de diversas crenças, esta ali, na festa que representa sua ressurreição. Mas logo eles são apresentados a dona da festa. Ostara.

Ostara é uma desua nórdica, mas com raízes na babilônia, que representa a aurora, o renascimento e a primavera. Ela é tida como a deusa primordial da primavera e, ao que tudo indica, muito conhecida por Wednesday. Shadow fica encantado com a mulher.

Isso muda um pouco quando Wednesday conta o que aconteceu com Vulcan. Ele relata que os deuses novos mataram Vulcan e mentira parece mudar algo em Ostara. Logo ficamos sabendo que Ostara também havia sido recrutada pelos deuses novos, onde os ovos de páscoa, o coelho e toda a celebração atual eram um acordo para que a deusa permanecesse lembrada pelos povos.

Wednesday lembra que, embora isso tivesse certo fundo de verdade, as orações eram feitas a Jesus, que havia substituído Ostara na crença mais vigente, e que ela estava em segundo plano. Neste momento Media e Technical Boy aparecem e um embate acontece entre os dois polos da trama.

Em outro ponto da festa Laura e Sweeney chegam a festa, com Laura sendo atraída por Shadow. Eles se encontram com Ostara que revela a Laura que ela não poderia revivê-la, pois Laura havia sido morta por um deus. Sweeney revela a Laura o que aconteceu.

No jardim, no embate final, Wednesday finalmente revela seu verdadeiro cerne. Diante de todos ele mata os minions de Technical Boy e sacrifício a Ostara, que revela seu poder e faz com que os campos verdejantes da propriedades fossem reduzidos a árvores mortas. Odin, revelado, questiona Shadow que diz acreditar em tudo e num momento de empolgação e felicidade vemos Odin em sua glória por um instante.


O episódio acaba com Mr. World prometendo guerra a Odin enquanto Laura surge, querendo conversar com Shadow e provavelmente trazer revelações do que havia descoberto.

O que irá acontecer a partir deste ponto?

Daqui por diante a teoria, na minha opinião, é de que a guerra ocorrerá de uma forma a ver quem consegue mais crentes. Mr. World deixa claro que eles possuem as armas, uma vez que o mundo depende diretamente da tecnologia atualmente. Mas com a ausência da primavera da forma como foi mostrada, as coisas podem mudar. Odin fala em um momento que os deuses fazem coisas para que os humanos, sem ter como explicá-las, acreditem nos deuses. Então surge uma relação de orações e retribuições, que mantém os deuses fortes e os humanos protegidos.

Veremos como seguirá o roteiro na próxima temporada. Vou trazer na semana que vem um resumo do que foi a série e do que podemos esperar.

E você, o que achou da série?

Deise suas opiniões nos comentários.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Recentes