Menu


Social

Por onde anda Patrick Rothfuss?


O autor de "O Nome do Vento"...

Fala pessoal!

Essa semana aqui na coluna quero tratar sobre as previsões e tudo o que sabemos sobre o futuro da série Crônicas do Matador do Rei, escrita pelo excelente autor Patrick Rothfuss.

Antes de mais nada, vale ressaltar que possuimos aqui em nosso site review de todos os livros lançados até então e uma super entrevista concedida pelo autor. Os links são estes:

Review - Livro 1 - O Nome do Vento

Review - Livro 2 - O Temor do Sábio

Review - Spin-Off - A Música do Silêncio

Entrevista - Patrick Rothfuss

___________________________________________________

Patrick Rothfuss é um escrito americano nascido em Winsconsin, em 6 Junho de 1973. Seu livro de estréia, O Nome do Vento, foi publicado em Abril de 2007 e foi aclamado pela crítica, chegando ao Brasil pouco depois pela editora Sextante.

Em 2011, Patrick publicou o segundo livro da série Crônica do Matador do Rei, intitulado O Temor do Sábio e em 2015 publicou um spin-off chamado A Música do Silêncio, que aborda uma personagem do universo da Crônica. Os dois últimos foram publicados no Brasil pela editora Arqueiro.

Os livros relatam a história de Kvothe, um Arcanista/Músico/Aventureiro, que decide contar sua história ao Cronista. O livro relata desde a infância de Kvothe até sua entrada na Universidade e diversas aventuras que ocorrem entre estes dois fatos. O livro dois narra a continuação de sua educação arcana, bem como mais aventuras em novos povos e cidades. Não vou me ater aos detalhes, que podem vistos nos links acima. Posso dizer apenas que os livros são ótimos e valem a leitura para qualquer um que goste de uma boa história de fantasia.

Mas por que fazer este post?

Tirando alguns contos escritos em coletâneas, com histórias de personagens do universo da Crônica, Patrick Rothfuss mantém silêncio sobre o terceiro e último livro da série. Digo último com certa certeza, visto que o primeiro livro é chamado também de "O Primeiro Dia" e na história Kvothe pede três dias ao Cronista.

O que se sabe é que o título muito provavelmente se chamará Door of Stone (ou Portas de Pedra, em tradução livre), mas até isso é um mistério.

Da entrevista que fizemos, bem como dos posts em seu blog pessoal, vemos que Patrick sempre teve muito zelo com sua obra. O Resultado disso é uma história sensacional criada cheia de detalhes impressionantes e com muita coerência e cuidado. A criação dos personagens, a ambientação, a narrativa, tudo reflete o extremo cuidado que Rothfuss tem com sua obra. Ele participa até mesmo das traduções, para que a obra tenha sempre o mesmo sentido em outros idiomas.

Claro que este cuidado acaba por contribuir para a demora. Não critico isto, até entendo o carinho pela obra por seu autor. Mas como fã, confesso que gostaria de notícias sobre o andamento.

Entre os boatos, os dois que valem destaque contam que existe uma conversa entre Rothfuss e alguns roteiristas para transformar a Crônica do Matador do Rei numa série. As notícias mostram que a Lionsgate estaria trabalhando em uma série de TV e um filme. O filme seguiria a narrativa dos livros enquanto a série expandiria o universo com personagens secundários ou algo assim.

Eu confesso que não gosto disso. Nada contra o autor negociar sua obra, mas vejo aqui um Game of Thrones volume dois. A trilogia não está acabada e acredito que os fãs merecem uma explicação da terminação desta saga antes de começarmos a falar sobre séries ou filmes. Se eu for um escrito famoso uma dia podem me cobrar este comportamento.

O livro dois foi publicado em 2011 e temos um spin-off de 2014. Já estamos em 2017 e não temos nenhuma novidade sobre a conclusão?

Ok, não é bem assim. A segunda notícia (esta carece totalmente de fontes confiáveis) de que Patrick Rothfuss teria acabado de escrever o texto do terceiro livro em 2015. Porém, o texto foi mal recebido pelos seus leitores Beta, algo que o autor confessa utilizar e que eu acho muito bom. Sendo assim, o escritor, que já fissurado em releituras para confirar se o texto está bom, teve que retornar a estaca zero e por isso a demora imensa até mesmo com notícias sobre o terceiro livro.

Esta explicação é plausível, mas não sei se aconteceu de fato. Pela entrevista que ele nos concedeu sei que seus livros só saem quando ele se sente satisfeito e o feedback dos leitores Beta é favorável. Se não foi o caso, explicaria a demora no lançamento.

Vamos continuar postando novidades aqui sempre que saírem.

E você? Já leu algum livro de Patrick Rothfuss? Está esperando ansiosamente pelo terceiro livro? Conte aquie sua experiência.

Um abraço a todos.

Boas leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Recentes