Menu


Social

Série | Star Trek Discovery - S01E04

 



Fala Trekkers!


Hoje trazemos o quarto  episódio da série da Netflix, Star Trek Discovery, que vem agradando até aqui.

S01E04 - The Butcher's Knife Cares Not For The Lamb's Cry

Com um título poético (A faca do açougueiro não se importa com o choro do cordeiro, em tradução livre) o episódio 4 traz novas dinâmicas e continua dando ares bem clássicos a série, mostrando um direcionamento bem definido, mas seguindo uma linha de roteiro que sempre deixa a guerra em evidência.

O episódio foca mais uma vez em Michael Burnham e seu interesse na recém descoberta do tardígrado gigante gentilmente apelidado de "estripador". Burnham começa a identificar o papel da criatura no estranho motor de esporos desenvolvido pelo tenente Paul Stamets.



De fato o arco que envolve a criatura, Burnham, Lorca e o próprio Stamets parece querer revelar algo mais profundo do que simplesmente o funcionamento do motor de esporos. Ainda não sabemos a relevância deste tipo de viagem na guerra contra os Klingos, mas fica até difícil afirmar que este será o foco, já que os diálogos não revelam muita coisa. Conhecendo Star Trek é plausível suspeitarmos de algo por trás da trama.

 A nave Discovery acaba sendo forçada a utilizar o motor de esporos, ainda parcialmente funcional, para resgatar um posto estratégico em Corvan II. Como curiosidade, Corvan II é mencionada em Star Trek The Next Generation, o que sempre me agrada, pois demonstra o interesse dos roteiristas em, mesmo criando algo original, traçar paralelos com as séries anteriores.

O episódio deixa muitos "cordeiros" em evidência. Claro que com o ar poético do título, muitas são as tramas que envolvem esta dinâmica. A que eu gostei foi o foco aos Klingons, principalmente Voq e L'Rell, que acabam sendo traídos enquanto procuram difundir os ensinamentos de T'Kuvma. Diante da guerra crescente, manter o espectador interessado nos dois lados é uma boa jogada.


Diante dos questionamentos sobre o uso do Tardígrado como uma arma, podemos ver que o Capitão Lorca vai sendo revelado como um capitão menos comum, principalmente se o compararmos com Kirk e Picard. Sua moral cinzenta deixa claro que seu principal interesse é a tripulação, mas o foco é a guerra. Ainda não sabemos o porquê deste foco, mas acredito que a série irá revelar estes pormenores nos episódios mais a frente.

Por fim, vemos Burnham diante de alguns dilemas, deixando ela como principal heroína, uma vez que tanto Lorca quanto Stamets possuem este caráter indefinido.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Recentes